terça-feira, 5 de outubro de 2010

Histórico do hip hop

A cultura hip-hop é formada pelos seguintes elementos: O rap, o graffiti e o break.
·        Rap - rhythm and poetry, ou seja, ritmo e poesia, que é a expressão musical-verbal da cultura;
·        Graffiti - que representa a arte plástica, expressa por desenhos coloridos feitos por graffiteiros, nas ruas das cidades espalhadas pelo mundo;
·        Break dance - que representa a dança.
Os três elementos juntos compõem a cultura hip-hop.


O termo hip-hop, alguns dizem que foi criado em meados de 1968 por Afrika Bambaataa. Ele teria se inspirado em dois movimentos cíclicos, ou seja, um deles estava na forma pela qual se transmitia a cultura dos guetos americanos, a outra estava justamente na forma de dançar popular na época, que era saltar (hop) movimentando os quadris (hip)... Por tanto o hip-hop, foi criado nos Estados Unidos por classes menos favorecidas (guetos). É uma espécie de cultura das ruas, um movimento de reivindicação de espaço e voz das periferias. As gangues foram encontrando naquelas novas formas de arte uma maneira de canalizar a violência em que viviam submersas, e passaram a frequentar as festas e dançar break, competir com passos de dança e não mais com armas. Essa foi a proposta de Afrika Bambaataa, considerado hoje o padrinho da cultura hip-hop.


No Brasil, o movimento hip-hop foi adotado principalmente por pessoas menos privilegiadas de cidades grandes, como São PauloRio de JaneiroBrasíliaPorto Alegre e Curitiba, como forma de discussão e protesto contra o preconceito racial, a miséria e a exclusão (assim como nos EUA, no caso dos guetos e gangues). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário